Pular para o conteúdo principal

Laringite



Mais um sintoma que me acomete. Estou  mais de 3 meses rouca. Primeiro tive uma gripe bem forte que fiquei sem voz durante um dia. Agora continuo com a voz alterada e falha. Fiz videolaringoscopia e a médica (otorrinolaringologista) pode constatar feridas. Tratamento foi com corticóide, mudança na alimentação como por exemplo não comer comidas picantes e cafeína. Uma recomendação que não consegui foi não falar kkkkkk Impossível isso pra mim.
Hoje resolvi procurar se tem ligação com a doença mista do tecido conjuntivo ou qualquer outra doença reumática. Não achei artigo científico sobre o assunto. Encontrei um trecho em um site que cita lúpus.

"LARINGITES NÃO INFECCIOSAS

Laringite por Doença do Refluxo

Por Doenças Sistêmicas: Artrites, Lúpus, Sarcoidose, etc." (http://www.otorrinoweb.com.br/agarganta/laringite.htm)

Mas o que é laringite?

Laringite é uma inflamação da laringe que faz com que a sua voz fique áspera ou rouca. A laringite pode ser de curto prazo (aguda) ou de longa duração (crônica). 

Sintomas de Laringite: garganta seca ou inflamada, tosse e dificuldade de engolir.

Causas:
Ter uma infecção respiratória, como resfriado, bronquite ou sinusite;
Exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro, consumo excessivo de álcool, excesso de ácido do estômago ou produtos químicos no local de trabalho;
Usar excessivamente a voz, falando demais, falando muito alto, gritar ou cantar.


No meu caso pode ter sido: infecção respiratória - gripe ou rinossinusite, ou a doença mista. Daqui a duas semanas retorno para otorrino.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno de Raynaud

Síndrome ou fenômeno de Raynaud Ele voltoooouuu. :(  Para quem não sabe, moro no Nordeste. Para ser mais precisa em Maceió. O inverno daqui são uns 23 °C.  Vamos ao que se trata. Isso que acontece com meu pé ocorre no outro e também nas mãos. Busquei em um artigo informações para melhor entendimento. "O fenômeno de Raynaud, como descrito em 1862 por Maurice Raynaud, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a alterações de coloração típicas que ocorrem após exposição ao frio ou em situações de estresse.  Geralmente ocorre em mãos e pés e em casos mais graves pode também acometer o nariz, orelhas ou língua. As alterações de coloração são classicamente descritas em três fases sucessivas: palidez (fase isquêmica), cianose (causada por venoestase e desoxigenação) e rubor (hiperemia reativa/reperfusão).  Dor e/ou parestesias podem também estar associadas aos ataques, causando desconforto ao indivíduo." Com ou...

Desabafo

Hoje fui a uma consulta com outro reumatologista e fiquei bastante triste. Já fui para tantos médicos e está mais que certo que nenhum deles sabem ao certo o que tenho. Nesse, agora, veio a suspeita de Lúpus. Sendo assim, descarta o diagnóstico de outros dois médicos. Vou fazer mais uma bateria de exames. Assim q concluir todos, posto aqui os resultados.

Aceitação de nós mesmos

Após  ler um artigo sobre a cantora  Tiê ,  achei interessante falar sobre o assunto. A cantora conta sobre seu problema de saude - Lúpus e Vitiligo. Teve um trecho que me chamou muitos a atenção. Tiê procurou respostas do que estava acontecendo com sua saúde, como a maioria das pessoas fazem. Na sua busca encontrou a informação que as doenças autoimunes são intimamente ligadas à aceitação de nós mesmos. Palavras dela: "Aos poucos, fui examinando passagens difíceis da minha vida, que havia me tornado uma pessoa exigente, desconfiada e dura." Ela acredita que as duas doenças a fez gostar mais dela e a levou ao autoconhecimento. Nem foi preciso pensar muito nas passagens da minha vida. Cursar durante 5 anos algo que não me identifiquei, não conseguir emprego, a morte do meu tio, não conseguir mudar o rumo da vida e ter o sentimento de estar perdida... Já são bons motivos para descontrolar emocionalmente e consequentemente o corpo. Talvez eu não esteja tão bem porque ...