Pular para o conteúdo principal

Fenômeno de Raynaud


Síndrome ou fenômeno de Raynaud

Ele voltoooouuu. :( 
Para quem não sabe, moro no Nordeste. Para ser mais precisa em Maceió. O inverno daqui são uns 23°C. 
Vamos ao que se trata. Isso que acontece com meu pé ocorre no outro e também nas mãos. Busquei em um artigo informações para melhor entendimento.

"O fenômeno de Raynaud, como descrito em 1862 por Maurice Raynaud, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a alterações de coloração típicas que ocorrem após exposição ao frio ou em situações de estresse. Geralmente ocorre em mãos e pés e em casos mais graves pode também acometer o nariz, orelhas ou língua. As alterações de coloração são classicamente descritas em três fases sucessivas: palidez (fase isquêmica), cianose (causada por venoestase e desoxigenação) e rubor (hiperemia reativa/reperfusão). Dor e/ou parestesias podem também estar associadas aos ataques, causando desconforto ao indivíduo."

Com outras palavras, quer dizer: que em situações de frio e estresse, a circulação não chega devidamente as mãos, pés e alguns casos o nariz, orelhas, língua (esse eu não sabia) e seios. No artigo não cita os seios, mas um amigo me falou sobre ocorrer na esposa dele. Como ocorre?
há um mudança da coloração da área. Vai do branco p o roxo e depois bem vermelho. Essa transição das coloração causa dor. Pelo menos em mim.

Referencias: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042009000100006

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micofenolato de mofetila e seus efeitos colaterais

Informações daquela bula enorme: Comum: diarreia, vômitos, mal-estar gástrico, diminuição do número de glóbulos brancos e vermelhos no sangue, infecção generalizada e outros tipos de infecção, incluindo candidíase, herpes simples e citomegalovírus. Também há maior chance de ocorrência de tumores benignos ou malignos, principalmente de pele e no sangue e órgãos linfáticos. Na bula tem uma tabela enorme citando relatos de pacientes com diferentes tipos órgãos transplantados - informação que não serve muito para o nosso caso. Para postagem não ficar muito curta, vou falar para que ele serve e como age no nosso organismo. Ele é indicado para evitar rejeição de órgãos transplantados e para o tratamento de rejeição que não esteja respondendo ao tratamento habitual em pacientes adultos que tenham recebido transplante de rins, coração ou fígado.  Mecanismo de ação:  "O micofenolato de mofetila (MMF) é o éster 2-morfolinoetil do ácido micofenólico (MPA). MPA

Desabafo

Hoje fui a uma consulta com outro reumatologista e fiquei bastante triste. Já fui para tantos médicos e está mais que certo que nenhum deles sabem ao certo o que tenho. Nesse, agora, veio a suspeita de Lúpus. Sendo assim, descarta o diagnóstico de outros dois médicos. Vou fazer mais uma bateria de exames. Assim q concluir todos, posto aqui os resultados.