Pular para o conteúdo principal

Fenômeno de Raynaud


Síndrome ou fenômeno de Raynaud

Ele voltoooouuu. :( 
Para quem não sabe, moro no Nordeste. Para ser mais precisa em Maceió. O inverno daqui são uns 23°C. 
Vamos ao que se trata. Isso que acontece com meu pé ocorre no outro e também nas mãos. Busquei em um artigo informações para melhor entendimento.

"O fenômeno de Raynaud, como descrito em 1862 por Maurice Raynaud, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a alterações de coloração típicas que ocorrem após exposição ao frio ou em situações de estresse. Geralmente ocorre em mãos e pés e em casos mais graves pode também acometer o nariz, orelhas ou língua. As alterações de coloração são classicamente descritas em três fases sucessivas: palidez (fase isquêmica), cianose (causada por venoestase e desoxigenação) e rubor (hiperemia reativa/reperfusão). Dor e/ou parestesias podem também estar associadas aos ataques, causando desconforto ao indivíduo."

Com outras palavras, quer dizer: que em situações de frio e estresse, a circulação não chega devidamente as mãos, pés e alguns casos o nariz, orelhas, língua (esse eu não sabia) e seios. No artigo não cita os seios, mas um amigo me falou sobre ocorrer na esposa dele. Como ocorre?
há um mudança da coloração da área. Vai do branco p o roxo e depois bem vermelho. Essa transição das coloração causa dor. Pelo menos em mim.

Referencias: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042009000100006

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome de Sharp (Doença mista do tecido conjuntivo)

  Vamos a primeira postagem do ano! Começar desejando a todos bons médicos, diagnóstico certo e remissão da doença. Estava atrás de novos estudos sobre a doença e encontrei um site super legal (https://www.orpha.net/). Informações bem completas sobre a DMTC. Coloquei abaixo algumas informações, mas no site possui informações adicionais. Definição da doença A doença mista do tecido conjuntivo (DMTC) é uma doença rara do tecido conjuntivo que combina características do lúpus eritematoso sistêmico (LES), esclerose sistémica (SSc), polimiosite (PM) e/ou artrite reumatóide (AR). Prevalência: 1-9 / 100 000 Hereditariedade: multigênico / multifatorial Idade de início: Adolescente , Idade adulta , Infância CID-10: M35.1 Epidemiologia A prevalência exata da DMTC é desconhecida, exceto no Japão onde é estimada em 1/37,000. A DMTC ocorre em todos os grupos étnicos com uma razão sexo feminino-sexo masculino de aproximadamente 10:1. A apresentação ocorre habitualmente entre

Doença Mista do tecido conjuntivo e gravidez

Não estou grávida, rs... Só fui buscar informações por curiosidade. Vamos a um resumo do que encontrei no site da Sociedade Brasileira de Doenças Autoimunes. No texto tem inicialmente informações sobre o mistério que ocorre com o sistema imune na gravidez. Fala de ser algo desconhecido de como o organismo da mãe não rejeita o bebê e vice-versa. Já que nosso corpo está programado para combater corpos estranhos. Em alguns casos de doenças do tecido conjuntivo, o estado imune incomum pode melhorar durante a gravidez. Já sabemos que o estrógeno causa uma piora nos sintomas da doença reumática. Mas não sabem explicar o que ocorre na gravidez para que ocorra o inverso. Nas lúpicas a gravidez não é contraindicada. Quando recebi o diagnóstico de lúpus, a médica falou em planejamento, na gravidez ocorre quando a doença estiver inativa e na suspensão dos medicamentos. Na leitura do artigo encontrei informações semelhantes, porém com algo que não tinha conhecimento: lúpicas tem d