Comentário: Sempre perto de menstruar, as minhas dores aumentam. Sinto enxaqueca, minhas articulações doem muito, formigamento nas pernas, piora a ansiedade e a irritação. Algumas médicas me disseram que no período menstrual há uma baixa na imunidade. Esse foi um dos motivos da busca por informações.
(Reprodução de uma pesquisa):
Risco maior de mulheres desenvolverem doenças auto-imunes sugere que estas doenças são, de algum modo, mediadas pelos esteróides sexuais. A influência destes esteróides no sistema imune é um processo genômico e exige a existência de receptores apropriados. Estes receptores podem ligar diferentes hormônios ovarianos e adrenais, mas não estão presentes em todos os tipos de células do sistema imunológico.
O estrogênio não altera a atividade celular imunossupressora, mas concernente à imunidade humoral, em concentrações fisiológicas, estimula a produção de imunoglobulinas, possivelmente pela inibição dos linfócitos T supressores.
A progesterona tem efeito imunossupressor sobre o sistema imunocelular e pode aumentar a atividade dos linfócitos supressores T (CD8).A progesterona, em níveis de até 5 ng/mL, aumenta a produção de TNF-a e, em concentrações maiores, inibe a produção desta citocina. Apoio a este papel supressivo da progesterona é dado pelo conhecimento de que muitas doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide e a esclerose múltipla, podem melhorar com a gravidez e piorar depois do parto. Nos monócitos humanos, a progesterona eleva a síntese das citocinas pró-inflamatórias TNF-a e IL-618.
Referência: MEDEIROS, Sebastião Freitas de; MAITELLI, Alexandre; NINCE, Ana Paula Barros. Efeitos da terapia hormonal na menopausa sobre o sistema imune. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro , v. 29, n. 11, p. 593-601, Nov. 2007.
Comentários
Postar um comentário