Algo que sempre perguntam nas consultas é se tenho queda de cabelo. No início da doença caia muito. Depois de tratamento dermatológico, melhorou. Ano passado assim que sai do hospital, meu cabelo caia tanto que dava para encher as duas mãos. Todos os dias chorava muito. Hoje meu cabelo se encontra quebrado e bem pouco em relação ao volume de antes.
Atualmente, meu cabelo voltou a cair e mesmo assim resolvi fazer umas loucuras nele - descolori no salão e não gostei. Depois de 3 dias resolvi tonalizar em casa, também não gostei rsrs (louca para mudar a aparência). Ele continua a cair. Resolvi pesquisar sobre o assunto. Vamos ao que interessa.
De acordo com o site "abc da saúde", nos casos de lúpus discóide atinge nosso maior órgão que é a pele - o que inclui o couro cabeludo. Não é apenas o lúpus discóide que tem a queda de cabelo como sintoma, temos também o lúpus sistêmico e a doença mista do tecido conjuntivo (que é a mistura de vários sintomas de doenças autoimunes incluindo o lúpus). Uma observação é que no lúpus discóide a queda de cabelo é muito freqüente. Os fios caem em chumaços e muitos são encontrados no travesseiro. O que sinaliza que a doença está ativa.
Além da má notícia que a doença em si causa queda de cabelo, é que os medicamentos imunossupressores e antidepressivos também causam esse efeito indesejado. Podem olhar na bula dos medicamentos, tem lá escrito alopecia. Como fugir disso?
Referencias
https://www.abcdasaude.com.br/reumatologia/lupus-eritematoso-sistemico
http://www.medicinanet.com.br/bula/3363/metotrexato.htm
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário