Pular para o conteúdo principal

Corticoide e ganho de peso

O tema de hoje é uma curiosidade minha. A imagem ilustra bem pelo que estou passando e não consigo entender. A foto dos remédios são meus, já a mulher aí não. Depois coloco uma foto da minha barriga. É seca também. Tomo a 5 anos corticoide e não engordo, só tenho inchaço no rosto. Ele está mais redondinho. Não entendo o porquê de não engordar. Queria pelo menos uns 5 quilos. Vamos ao assunto.
Quem toma sabe na pele os efeitos colaterais dos corticoides, alguns deles mais graves e outros esteticamente indesejáveis. Quando utilizados por muito tempo e com doses a partir de 5 mg por dia há uma tendência ao ganho de peso e acúmulo de gordura na região do tronco e abdômen. 
Isto porque em uso de prednisona pode aumentar o seu apetite. Além disso, o uso de prednisona causa a retenção de água e consequentemente o inchaço. Se você tiver uma condição inflamatória que pode restringir o movimento, isso pode significar que você está inativo por um período de tempo, resultando em ganho de peso adicional. Sedentarismo, como já se sabe, causa aumento de peso. Energia não gasta, acumula em forma de gordura.

Dicas que encontrei num site para prevenir o ganho de peso: 


Você pode tomar medidas para prevenir o ganho de peso relacionado com prednisona. Evite alimentos que são ricos em sódio, como fast foods, batatas fritas, alimentos pré-embalados e enlatados e congelados, porque estes lhe causar a retenção de água. O aumento da ingestão de potássio pode combater a retenção de água. Escolha alimentos como batatas assadas, bananas, datas, toranjas, leite, laranjas, uvas passas, tomates cozidos e suco de tomate. Comer várias pequenas refeições por dia pode ajudar você a se sentir satisfeito por mais tempo. Aumentar a ingestão de proteína - alimentos como leite, frango sem pele, peixe e soja - também pode ajudá-lo a sentir-se satisfeito por mais tempo.



Referencias:
http://www.comicb.com/por-que-as-pessoas-ganham-peso-em-prednisona/
Recomendo a leitura deste site: http://www.mdsaude.com/2009/10/prednisona-corticoides.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno de Raynaud

Síndrome ou fenômeno de Raynaud Ele voltoooouuu. :(  Para quem não sabe, moro no Nordeste. Para ser mais precisa em Maceió. O inverno daqui são uns 23 °C.  Vamos ao que se trata. Isso que acontece com meu pé ocorre no outro e também nas mãos. Busquei em um artigo informações para melhor entendimento. "O fenômeno de Raynaud, como descrito em 1862 por Maurice Raynaud, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a alterações de coloração típicas que ocorrem após exposição ao frio ou em situações de estresse.  Geralmente ocorre em mãos e pés e em casos mais graves pode também acometer o nariz, orelhas ou língua. As alterações de coloração são classicamente descritas em três fases sucessivas: palidez (fase isquêmica), cianose (causada por venoestase e desoxigenação) e rubor (hiperemia reativa/reperfusão).  Dor e/ou parestesias podem também estar associadas aos ataques, causando desconforto ao indivíduo." Com ou...

Desabafo

Hoje fui a uma consulta com outro reumatologista e fiquei bastante triste. Já fui para tantos médicos e está mais que certo que nenhum deles sabem ao certo o que tenho. Nesse, agora, veio a suspeita de Lúpus. Sendo assim, descarta o diagnóstico de outros dois médicos. Vou fazer mais uma bateria de exames. Assim q concluir todos, posto aqui os resultados.

Aceitação de nós mesmos

Após  ler um artigo sobre a cantora  Tiê ,  achei interessante falar sobre o assunto. A cantora conta sobre seu problema de saude - Lúpus e Vitiligo. Teve um trecho que me chamou muitos a atenção. Tiê procurou respostas do que estava acontecendo com sua saúde, como a maioria das pessoas fazem. Na sua busca encontrou a informação que as doenças autoimunes são intimamente ligadas à aceitação de nós mesmos. Palavras dela: "Aos poucos, fui examinando passagens difíceis da minha vida, que havia me tornado uma pessoa exigente, desconfiada e dura." Ela acredita que as duas doenças a fez gostar mais dela e a levou ao autoconhecimento. Nem foi preciso pensar muito nas passagens da minha vida. Cursar durante 5 anos algo que não me identifiquei, não conseguir emprego, a morte do meu tio, não conseguir mudar o rumo da vida e ter o sentimento de estar perdida... Já são bons motivos para descontrolar emocionalmente e consequentemente o corpo. Talvez eu não esteja tão bem porque ...