Pular para o conteúdo principal

DMTC e Reuquinol


Hoje inicie, com bastante medo das reações adversas, o tratamento com reuquinol. Estou tomando apenas a metade do comprimido, ou seja, 200mg. Indicado por uma médica, esse medicamento é considerado o mais seguro. Seu composto é sulfato de hidroxicloquina, antimalárico que também ajuda no controle da doença mista. 

Do que andei pesquisando, encontrei as seguintes reações adversas:
- Distúrbios cardíacos, pigmentação da pele e mucosas, alopecia, erupções cutâneas, prurido, náuseas, vômitos, diarréia, anorexia, cólicas abdominais, dor de cabeça, tontura, irritabilidade, nervosismo, visão borrada, entre outras reações que são consideradas raras.





Comentários

  1. Olá Thaysa,
    Tenho o diagnóstico de DMTC ja algum tempo, aproximadamente uns 3 anos. Desde então tomo o Reuquinol, a única reação que tenho é pele seca e alteração na coloração. Tomava 1 comprimido por dia e atualmente tomo meio. Fica tranquila que vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a pele seca e queda da pressão arterial. Fui para emergência 3 vezes por causa disso. Não sei se tem relação ao medicamento. Eu também tomo meio comprimido.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi, Thaysa! Descobri há 1 ano a DMTC e desde então tomo o Reuquinol... queria saber se vc sente palpitações e arritmia? Ando sentindo isso e muito cansaço...não sei se é da doença ou se é o trabalho intenso de três períodos a que tenho me submetido...

    Obrigada!
    Giovana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tenho as palpitações, arritmia e também o cansaço. Fiz até o teste ergométrico e deu normal. Falta um outro teste. O cardiologista falou que pode ser dos remédios e perguntou se ando estressada. Já a reumatologista falou que se trata da ansiedade. Que atividade física ajudaria a controlar.

      Excluir
  3. Olá Thaysa, tudo bem? Tenho artrite reumatóide e já fiz uso do metotrexato que para a doença foi fantástico mais as reações... Troquei o medicamento a pouco mais de um mês e estou usando o Reuquinol. Vi que falou que tem quedas de pressão, eu tb estou tendo essas quedas fora a tontura e sensação de desmaio e o corpo parece que fica todo trêmulo. Tb tenho arritmias e palpitações. Será q tudo é reação do remédio? Bjs e tudo de bom pra vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana. Quando eu tomava reuquinol no horário da manhã senti todas essas reações que vc citou. Mudei para noite e melhorou bastante. As palpitações continuam, porém a causa é a prednisona. Obg e espero que passe as reações.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno de Raynaud

Síndrome ou fenômeno de Raynaud Ele voltoooouuu. :(  Para quem não sabe, moro no Nordeste. Para ser mais precisa em Maceió. O inverno daqui são uns 23 °C.  Vamos ao que se trata. Isso que acontece com meu pé ocorre no outro e também nas mãos. Busquei em um artigo informações para melhor entendimento. "O fenômeno de Raynaud, como descrito em 1862 por Maurice Raynaud, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a alterações de coloração típicas que ocorrem após exposição ao frio ou em situações de estresse.  Geralmente ocorre em mãos e pés e em casos mais graves pode também acometer o nariz, orelhas ou língua. As alterações de coloração são classicamente descritas em três fases sucessivas: palidez (fase isquêmica), cianose (causada por venoestase e desoxigenação) e rubor (hiperemia reativa/reperfusão).  Dor e/ou parestesias podem também estar associadas aos ataques, causando desconforto ao indivíduo." Com outras pala

Doença Mista do tecido conjuntivo e gravidez

Não estou grávida, rs... Só fui buscar informações por curiosidade. Vamos a um resumo do que encontrei no site da Sociedade Brasileira de Doenças Autoimunes. No texto tem inicialmente informações sobre o mistério que ocorre com o sistema imune na gravidez. Fala de ser algo desconhecido de como o organismo da mãe não rejeita o bebê e vice-versa. Já que nosso corpo está programado para combater corpos estranhos. Em alguns casos de doenças do tecido conjuntivo, o estado imune incomum pode melhorar durante a gravidez. Já sabemos que o estrógeno causa uma piora nos sintomas da doença reumática. Mas não sabem explicar o que ocorre na gravidez para que ocorra o inverso. Nas lúpicas a gravidez não é contraindicada. Quando recebi o diagnóstico de lúpus, a médica falou em planejamento, na gravidez ocorre quando a doença estiver inativa e na suspensão dos medicamentos. Na leitura do artigo encontrei informações semelhantes, porém com algo que não tinha conhecimento: lúpicas tem d

Micofenolato de mofetila e seus efeitos colaterais

Informações daquela bula enorme: Comum: diarreia, vômitos, mal-estar gástrico, diminuição do número de glóbulos brancos e vermelhos no sangue, infecção generalizada e outros tipos de infecção, incluindo candidíase, herpes simples e citomegalovírus. Também há maior chance de ocorrência de tumores benignos ou malignos, principalmente de pele e no sangue e órgãos linfáticos. Na bula tem uma tabela enorme citando relatos de pacientes com diferentes tipos órgãos transplantados - informação que não serve muito para o nosso caso. Para postagem não ficar muito curta, vou falar para que ele serve e como age no nosso organismo. Ele é indicado para evitar rejeição de órgãos transplantados e para o tratamento de rejeição que não esteja respondendo ao tratamento habitual em pacientes adultos que tenham recebido transplante de rins, coração ou fígado.  Mecanismo de ação:  "O micofenolato de mofetila (MMF) é o éster 2-morfolinoetil do ácido micofenólico (MPA). MPA