Pular para o conteúdo principal

DMTC e Reuquinol


Hoje inicie, com bastante medo das reações adversas, o tratamento com reuquinol. Estou tomando apenas a metade do comprimido, ou seja, 200mg. Indicado por uma médica, esse medicamento é considerado o mais seguro. Seu composto é sulfato de hidroxicloquina, antimalárico que também ajuda no controle da doença mista. 

Do que andei pesquisando, encontrei as seguintes reações adversas:
- Distúrbios cardíacos, pigmentação da pele e mucosas, alopecia, erupções cutâneas, prurido, náuseas, vômitos, diarréia, anorexia, cólicas abdominais, dor de cabeça, tontura, irritabilidade, nervosismo, visão borrada, entre outras reações que são consideradas raras.





Comentários

  1. Olá Thaysa,
    Tenho o diagnóstico de DMTC ja algum tempo, aproximadamente uns 3 anos. Desde então tomo o Reuquinol, a única reação que tenho é pele seca e alteração na coloração. Tomava 1 comprimido por dia e atualmente tomo meio. Fica tranquila que vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a pele seca e queda da pressão arterial. Fui para emergência 3 vezes por causa disso. Não sei se tem relação ao medicamento. Eu também tomo meio comprimido.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi, Thaysa! Descobri há 1 ano a DMTC e desde então tomo o Reuquinol... queria saber se vc sente palpitações e arritmia? Ando sentindo isso e muito cansaço...não sei se é da doença ou se é o trabalho intenso de três períodos a que tenho me submetido...

    Obrigada!
    Giovana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tenho as palpitações, arritmia e também o cansaço. Fiz até o teste ergométrico e deu normal. Falta um outro teste. O cardiologista falou que pode ser dos remédios e perguntou se ando estressada. Já a reumatologista falou que se trata da ansiedade. Que atividade física ajudaria a controlar.

      Excluir
  3. Olá Thaysa, tudo bem? Tenho artrite reumatóide e já fiz uso do metotrexato que para a doença foi fantástico mais as reações... Troquei o medicamento a pouco mais de um mês e estou usando o Reuquinol. Vi que falou que tem quedas de pressão, eu tb estou tendo essas quedas fora a tontura e sensação de desmaio e o corpo parece que fica todo trêmulo. Tb tenho arritmias e palpitações. Será q tudo é reação do remédio? Bjs e tudo de bom pra vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana. Quando eu tomava reuquinol no horário da manhã senti todas essas reações que vc citou. Mudei para noite e melhorou bastante. As palpitações continuam, porém a causa é a prednisona. Obg e espero que passe as reações.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno de Raynaud

Síndrome ou fenômeno de Raynaud Ele voltoooouuu. :(  Para quem não sabe, moro no Nordeste. Para ser mais precisa em Maceió. O inverno daqui são uns 23 °C.  Vamos ao que se trata. Isso que acontece com meu pé ocorre no outro e também nas mãos. Busquei em um artigo informações para melhor entendimento. "O fenômeno de Raynaud, como descrito em 1862 por Maurice Raynaud, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a alterações de coloração típicas que ocorrem após exposição ao frio ou em situações de estresse.  Geralmente ocorre em mãos e pés e em casos mais graves pode também acometer o nariz, orelhas ou língua. As alterações de coloração são classicamente descritas em três fases sucessivas: palidez (fase isquêmica), cianose (causada por venoestase e desoxigenação) e rubor (hiperemia reativa/reperfusão).  Dor e/ou parestesias podem também estar associadas aos ataques, causando desconforto ao indivíduo." Com ou...

Desabafo

Hoje fui a uma consulta com outro reumatologista e fiquei bastante triste. Já fui para tantos médicos e está mais que certo que nenhum deles sabem ao certo o que tenho. Nesse, agora, veio a suspeita de Lúpus. Sendo assim, descarta o diagnóstico de outros dois médicos. Vou fazer mais uma bateria de exames. Assim q concluir todos, posto aqui os resultados.

Aceitação de nós mesmos

Após  ler um artigo sobre a cantora  Tiê ,  achei interessante falar sobre o assunto. A cantora conta sobre seu problema de saude - Lúpus e Vitiligo. Teve um trecho que me chamou muitos a atenção. Tiê procurou respostas do que estava acontecendo com sua saúde, como a maioria das pessoas fazem. Na sua busca encontrou a informação que as doenças autoimunes são intimamente ligadas à aceitação de nós mesmos. Palavras dela: "Aos poucos, fui examinando passagens difíceis da minha vida, que havia me tornado uma pessoa exigente, desconfiada e dura." Ela acredita que as duas doenças a fez gostar mais dela e a levou ao autoconhecimento. Nem foi preciso pensar muito nas passagens da minha vida. Cursar durante 5 anos algo que não me identifiquei, não conseguir emprego, a morte do meu tio, não conseguir mudar o rumo da vida e ter o sentimento de estar perdida... Já são bons motivos para descontrolar emocionalmente e consequentemente o corpo. Talvez eu não esteja tão bem porque ...