Pular para o conteúdo principal

Alimentação e lúpus

Os corticosteróides, no meu caso - prednisona, "podem elevar a pressão arterial e os níveis de colesterol e lipídios no sangue. Se você está tomando esteróides, você deve limitar a gordura e sal em sua dieta como ambos podem contribuir para estas condições.
Os corticosteróides também podem causar ou piorar a osteoporose, uma doença em que os ossos tornam-se frágeis e mais propensos a quebrar. Se você tem osteoporose, você deve comer alimentos ricos em cálcio todos os dias para ajudar com o crescimento ósseo. Exemplos são verde escuro, vegetais de folhas (espinafre, brócolis, couve), leite, queijo e iogurte ou cálcio suplementos que contêm vitamina D.
Se você está tendo retenção de líquidos que causa inchaço (edema), você deve diminuir a quantidade de sal e alimentos contendo sódio que você come; Em particular, os alimentos processados ​​devem ser evitados.
Se você também tem doença celíaca, uma dieta isenta de glúten é fundamental. Caso contrário, não há evidência de que o glúten piora ou melhora a inflamação em qualquer outra doença auto-imune, como lúpus. Se você não foi testado para a doença celíaca, há um exame de sangue que pode ser feito para detectá-lo."

Fui atrás dessa informação porque já ouvi falar bastante sobre o glúten fazer mal, ainda bem que não tem nada que comprove. Não aguento as restrições físicas e psicológicas, imagine se tivesse restrições alimentares. Hoje recebi orientações de um endocrinologista a respeito desse site: Lupus Foundation of America,. Nele tem informações sobre tudo. Aconselho que deem uma olhada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno de Raynaud

Síndrome ou fenômeno de Raynaud Ele voltoooouuu. :(  Para quem não sabe, moro no Nordeste. Para ser mais precisa em Maceió. O inverno daqui são uns 23 °C.  Vamos ao que se trata. Isso que acontece com meu pé ocorre no outro e também nas mãos. Busquei em um artigo informações para melhor entendimento. "O fenômeno de Raynaud, como descrito em 1862 por Maurice Raynaud, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a alterações de coloração típicas que ocorrem após exposição ao frio ou em situações de estresse.  Geralmente ocorre em mãos e pés e em casos mais graves pode também acometer o nariz, orelhas ou língua. As alterações de coloração são classicamente descritas em três fases sucessivas: palidez (fase isquêmica), cianose (causada por venoestase e desoxigenação) e rubor (hiperemia reativa/reperfusão).  Dor e/ou parestesias podem também estar associadas aos ataques, causando desconforto ao indivíduo." Com ou...

Desabafo

Hoje fui a uma consulta com outro reumatologista e fiquei bastante triste. Já fui para tantos médicos e está mais que certo que nenhum deles sabem ao certo o que tenho. Nesse, agora, veio a suspeita de Lúpus. Sendo assim, descarta o diagnóstico de outros dois médicos. Vou fazer mais uma bateria de exames. Assim q concluir todos, posto aqui os resultados.

Desabafo

Pensei em começar falando de como o corticóide afetou a minha autoestima e desregulou meu organismo. Voltei atrás e achei melhor desabafar. O primeiro post de 2021 será sobre como foi difícil esse início de ano com a somatização de 2020. Em novembro de 2020 fiquei sem tomar os remédios e muito estressada. Daí foi o início do sufoco que viria em 2021. Para melhor compreensão, tudo início com um sintoma assustador, uma enxaqueca que causa visão turva e dupla. Começou daí a saga para saber a causa. Depois foi realizados alguns exames que constatou fraqueza muscular nos olhos. Para acrescentar a doença mista ficou ativa. Dores e mais dores que foram piorando após a biópsia do linfonodo do pescoço. Os antibióticos pioraram a gastrite e cadê conseguir comer sem passar mal?! Veio daí a primeira internação. A pressão arterial estava nas alturas. Logo q sai do internamento, fui a consulta com a reumatologista que resolveu me internar para receber pulsoterapia. Passei mal, foi bem difícil. A int...