Pular para o conteúdo principal

Corticoide e ganho de peso

O tema de hoje é uma curiosidade minha. A imagem ilustra bem pelo que estou passando e não consigo entender. A foto dos remédios são meus, já a mulher aí não. Depois coloco uma foto da minha barriga. É seca também. Tomo a 5 anos corticoide e não engordo, só tenho inchaço no rosto. Ele está mais redondinho. Não entendo o porquê de não engordar. Queria pelo menos uns 5 quilos. Vamos ao assunto.
Quem toma sabe na pele os efeitos colaterais dos corticoides, alguns deles mais graves e outros esteticamente indesejáveis. Quando utilizados por muito tempo e com doses a partir de 5 mg por dia há uma tendência ao ganho de peso e acúmulo de gordura na região do tronco e abdômen. 
Isto porque em uso de prednisona pode aumentar o seu apetite. Além disso, o uso de prednisona causa a retenção de água e consequentemente o inchaço. Se você tiver uma condição inflamatória que pode restringir o movimento, isso pode significar que você está inativo por um período de tempo, resultando em ganho de peso adicional. Sedentarismo, como já se sabe, causa aumento de peso. Energia não gasta, acumula em forma de gordura.

Dicas que encontrei num site para prevenir o ganho de peso: 


Você pode tomar medidas para prevenir o ganho de peso relacionado com prednisona. Evite alimentos que são ricos em sódio, como fast foods, batatas fritas, alimentos pré-embalados e enlatados e congelados, porque estes lhe causar a retenção de água. O aumento da ingestão de potássio pode combater a retenção de água. Escolha alimentos como batatas assadas, bananas, datas, toranjas, leite, laranjas, uvas passas, tomates cozidos e suco de tomate. Comer várias pequenas refeições por dia pode ajudar você a se sentir satisfeito por mais tempo. Aumentar a ingestão de proteína - alimentos como leite, frango sem pele, peixe e soja - também pode ajudá-lo a sentir-se satisfeito por mais tempo.



Referencias:
http://www.comicb.com/por-que-as-pessoas-ganham-peso-em-prednisona/
Recomendo a leitura deste site: http://www.mdsaude.com/2009/10/prednisona-corticoides.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno de Raynaud

Síndrome ou fenômeno de Raynaud Ele voltoooouuu. :(  Para quem não sabe, moro no Nordeste. Para ser mais precisa em Maceió. O inverno daqui são uns 23 °C.  Vamos ao que se trata. Isso que acontece com meu pé ocorre no outro e também nas mãos. Busquei em um artigo informações para melhor entendimento. "O fenômeno de Raynaud, como descrito em 1862 por Maurice Raynaud, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmos de extremidades, associados a alterações de coloração típicas que ocorrem após exposição ao frio ou em situações de estresse.  Geralmente ocorre em mãos e pés e em casos mais graves pode também acometer o nariz, orelhas ou língua. As alterações de coloração são classicamente descritas em três fases sucessivas: palidez (fase isquêmica), cianose (causada por venoestase e desoxigenação) e rubor (hiperemia reativa/reperfusão).  Dor e/ou parestesias podem também estar associadas aos ataques, causando desconforto ao indivíduo." Com ou...

Desabafo

Hoje fui a uma consulta com outro reumatologista e fiquei bastante triste. Já fui para tantos médicos e está mais que certo que nenhum deles sabem ao certo o que tenho. Nesse, agora, veio a suspeita de Lúpus. Sendo assim, descarta o diagnóstico de outros dois médicos. Vou fazer mais uma bateria de exames. Assim q concluir todos, posto aqui os resultados.

Desabafo

Pensei em começar falando de como o corticóide afetou a minha autoestima e desregulou meu organismo. Voltei atrás e achei melhor desabafar. O primeiro post de 2021 será sobre como foi difícil esse início de ano com a somatização de 2020. Em novembro de 2020 fiquei sem tomar os remédios e muito estressada. Daí foi o início do sufoco que viria em 2021. Para melhor compreensão, tudo início com um sintoma assustador, uma enxaqueca que causa visão turva e dupla. Começou daí a saga para saber a causa. Depois foi realizados alguns exames que constatou fraqueza muscular nos olhos. Para acrescentar a doença mista ficou ativa. Dores e mais dores que foram piorando após a biópsia do linfonodo do pescoço. Os antibióticos pioraram a gastrite e cadê conseguir comer sem passar mal?! Veio daí a primeira internação. A pressão arterial estava nas alturas. Logo q sai do internamento, fui a consulta com a reumatologista que resolveu me internar para receber pulsoterapia. Passei mal, foi bem difícil. A int...